Pages

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O artista Pablo Picasso e a Arte africana







Máscara africana e uma obra de Picasso

Máscara Africana
Obra de Picasso Obra de Picasso Les Demoiselles D'avignon
Pablo Picasso
Máscaras africanas

A arte africana exprime usos e costumes das tribos africanas.
É uma arte extremamente voltada ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. Essa produção irá influenciar a obra do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), mesmo nunca tendo ido a África, produzia obras com máscaras e estátuas que ele tinha com ele enquanto trabalhava. Picasso dizia que o "vírus" da arte africana o tinha contagiado.
Pablo Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana - e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista.
Um exemplo dessa influencia é o importante quadro "Les Demoiselles D'avignon".
Para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.
O material mais utilizado é a madeira, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota.
Antes de começar a entalhar, o artesão realiza uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolve o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto.
Retirado de <http://artesvisuaisnaescolaclasse4.blogspot.com.br/2009/05/o-artista-pablo-picasso-e-arte-africana.html>

7 comentários:

  1. Picasso nunca revelou ter utilizado arte africana em suas obras. Após sua morte foram encontradas máscaras africanas em sua casa.

    ResponderExcluir
  2. Picasso nunca revelou ter utilizado arte africana em suas obras. Após sua morte foram encontradas máscaras africanas em sua casa.

    ResponderExcluir